Quando passamos por um momento de ruptura com pessoas ou até mesmo com situações, muita coisa muda, não é?
Você tem a sensação de que se sacrifica pelas pessoas, se dobra e desdobra para manter todo mundo paz.
E, muitas vezes, no meio disso tudo, sua própria saúde é sacrificada, assim como bem-estar e sanidade mental. Tudo em prol de quem você ama.
Você absorve os problemas das pessoas amadas, e as mantém aquecida com suas tentativas de soluções.
Por que você se sacrifica?
No momento que algum desconforto surge, sua ansiedade por resolver o problema torna-se sua obsessão.
No entanto, à medida que você passa a percorrer um caminho de conhecimento sobre si, ou seja um caminho de autoconhecimento, quando você se torna consciente dos seus próprios padrões de pensamento e comportamento e também da maneira como as pessoas escolhem interagir com você - seja para edificar ou para derrubar - a sensação de sacrifício diminui.
No final das contas, até mesmo os mais profundos sentimentos têm um ponto de ruptura. Você, com o tempo, passa a tolerar o abuso até certo ponto.
No momento que você percebe no outro uma atitude negativa com relação “às suas falhas de solucionar os problemas”, e a partir daí você se apropria de uma postura mais firme perante a fala agressiva daquela pessoa, a ruptura emerge. E não há como voltar atrás.
E, além disso, quanto mais consciente você se torna, menos besteiras você estará disposto a lidar.
Assista a esse vídeo para explorar mais esse tema:
Observação: os textos expostos possuem função reflexiva e/ou informativa, sem o intuito de aprofundamentos terapêuticos. A publicação de certos temas atua de maneira generalizada, sem fins específicos. Não substitui psicoterapia.
Tô cansada de sacrificar uma relação por dó da pessoa,só min um ilha eu não sou nada,mas não vai embora a casa é dos meu país o que tenho sacrifício meu o que como meu paieu irmão min dar,e mesmo assim tenho dó dele queria que ele fosse embora sem que eu mandasse,mas ele sabe o quanto precisa só não min dar valor,todos gostao dele da porta de casa p fora é ótima pessoa do portão p dentro péssima p min.😔 Eu vivo por viver mas acabou minha alegria de viver as vezes quero sumir as vezes a vida min parece o mada