O que você precisa saber sobre como eu realizo os meus atendimentos online?
Você já pensou em como seria ter acesso a apoio terapêutico onde quer que você esteja, sem precisar se preocupar com deslocamentos ou fronteiras geográficas? Como psicóloga online especializada em atender brasileiros que vivem no exterior, estou aqui para oferecer a você exatamente essa oportunidade. Construir uma relação positiva com um terapeuta online pode ser tão profundo e eficaz quanto em uma sessão presencial. Na verdade, as sessões online oferecem uma série de benefícios únicos que podem enriquecer sua experiência terapêutica de maneiras surpreendentes.
Este texto é para esclarecer dúvidas que costumam ser muito frequentes com pessoas que nunca fizeram terapia online antes. Tudo compartilhado aqui é com base na minha relação com os clientes, ok?
Para mim, não somente como terapeuta mas como cliente, a terapia online é flexível e conveniente, mas muitos questionam a sua eficácia. Poucas são os que sabem, mas o atendimento online já existe há 3 décadas em alguns lugares dos EUA, e alguns países da Europa. Pesquisas recentes, principalmente as que são realizadas lá fora, afirmam sua eficácia.
Quais são as abordagens possíveis de serem atendidas no online?
Dentro da psicologia existem diversas abordagens, algumas são possíveis de serem realizadas online, enquanto outras, não. Do mesmo modo que existem muitas terapias que necessitam do presencial, por exemplo, enquanto outras, não.
Para não me estender muito neste assunto, serei sucinta: a abordagem que eu mais me identifico é a Junguiana. Existem diversas outras, tais como: Teoria Cognitiva Comportamental, Psicanálise, Gestalt, Psicologia Positiva, Humanista, dentre muitas outras. A Terapia Corporal Reichiana, por exemplo, é um tipo de abordagem que exige a presença do cliente em uma clínica. Como eu trabalho de outras formas, não tenho a necessidade de atender presencial, entende? Eu trabalho com “interpretação de sonhos”, genograma, meditação, mindfullness, hipnoterapia, tenho um olhar psicossomático, incluo a história da origem da vida da pessoa nos atendimentos entre outros. Adotei ferramentas facilitadoras para meus atendimentos serem realizados no online, por isso, a eficácia. Nós, humanos, conseguimos nos conectar através do visual, a conexão é possível no online.
Como psicóloga online, quais são os prós da terapia online?
Flexibilidade: Esta é uma das maiores vantagens da terapia online.
Meus atendimentos são realizados em ambientes calmos, entretanto, contratempos surgem, e por situações como estas serem inevitáveis à vida, eu já atendi pessoas dos lugares mais variados que você possa imaginar. Eu já atendi pessoas dentro de carro, de banheiro, ônibus, caminhando na rua enquanto voltada para casa, em casas de praia, em bancos de praça, etc, etc. Isso é incrível!
Pode aumentar a sensação de conforto: O conforto de estar em seu próprio espaço enquanto discute assuntos pessoais e às vezes desafiadores é um benefício significativo para algumas pessoas. Estar em um local que você sente ser quentinho é ótimo. Há uns anos atrás, quando eu precisava fazer terapia presencial com minha psicóloga da época, era muito complicado quando eu pegava trânsito ou quando chovia: eu chegava nas sessões molhada, com frio, estressada e super atrasada. Meu atendimento que era para acontecer às 18h, por diversas vezes começavam 18h20min, 18h30. Era cansativo. Você já passou por isso como cliente? Pois bem.
Benéfico para pessoas com limitações ou deficiências físicas: O acesso remoto à terapia é uma enorme vantagem para muitos, especialmente aqueles com restrições físicas. Eu atendo pessoas que por motivos de doenças, precisam estar da cama, por exemplo, e está tudo bem.
Conveniente para quem está em áreas remotas: dirigir longas distâncias só pode adicionar mais estresse.
Pode ser mais acessível: com a variedade de experiências de profissionais fica mais fácil encontrar psicólogas que tenham mais a ver com suas necessidades, independente de onde quer que estejamos. Considere isso também na parte financeira!
Como psicóloga online, quais são os contras da terapia online?
A tecnologia nem sempre é confiável: você precisa ter uma internet boa, isso é indispensável. Eu não atendo mais família e casais justamente por ter achado ainda desafiador essa questão de conexão.
Você precisa de um espaço privado e tranquilo para sua sessão: Para quem mora com a família ou colegas de quarto, encontrar um espaço verdadeiramente privado pode ser complicado e pode impactar sua sessão. Alguns dos meus clientes moram com outras pessoas e negociam de quando estiverem em terapia, o outro vai sair de casa, por exemplo. Alguns deixam do lado de fora ventilador ligado, música ligada, tv ligada, ruído branco. Enfim, o importante é ser criativ@ e que as pessoas ao redor respeitam o seu momento de consulta online com uma psicóloga.
As dicas não-verbais são limitadas: normalmente, um terapeuta não consegue ver o corpo inteiro de um cliente. Entretanto, confesso que, ao longo do tempo, passei a focar nisso que enxergo como carente incluindo perguntas aos clientes e deste modo integrando até mesmo a percepção da pessoa para com o seu corpo.
Como psicóloga online, quais são as minhas restrições e limitações?
Como disse acima, em virtude dos desafios de conexões, decidi, por exemplo, não atender mais casais e famílias. Então, esta é uma das minhas limitações, por exemplo. Eu também não atendo crianças no online, isto porque, para mim, como psicóloga, a criança precisa ser atendida presencialmente.
Pode não ser adequado para crises e doenças psiquiátricas graves: eu, por exemplo, escolhi não atender pessoas com condições de saúde mental como a esquizofrenia e transtorno bipolar, por exemplo. Acredito que pessoas que vivem com estas condições, obrigatoriamente precisariam de alguém por perto para poder auxiliar em algum momento de crise. Apesar de inicialmente, os cuidadores terem a iniciativa de se manterem presentes, a frequência nem sempre é regular. Mas isso é um posicionamento meu. Para outros profissionais, talvez atender pessoas com transtorno bipolar seja possível.
Como escolher a terapia certa para você?
Essa é uma pergunta extremamente complexa de responder ao meu ver, querid@s; acredito que valha um texto separado somente para esta pergunta, e que certamente não dará conta de atender a todas as possibilidades sobre isso. Sintetizando um pouco:
Percebo que as pessoas não se importam muito com o tipo de abordagem de cada profissional. Eu vejo isso como um equívoco. Você precisa pesquisar e saber a forma como a profissional de saúde trabalha. Busque suas credenciais, entenda sobre a formação daquela pessoa, veja se a abordagem com quem ela trabalha ressoa com quem você é no mundo.
Veja se o profissional emite nota fiscal caso o seu orçamento financeiro seja mais limitado.
Eu sugiro a abordagem da tentativa e erro até você descobrir o método que funciona melhor para você. É melhor permitir algumas sessões para ver se uma nova abordagem terapêutica ou um novo psicoterapeuta é adequado. Busque por avaliações, eu tenho muitas no meu site, basta lê-las.
Nunca é um fracasso se você tentar um método específico e descobrir que não é adequado para você.
Fernanda rondon
Como posso me preparar para uma sessão de terapia online?
Para mim, não somente como psicóloga mas como cliente, enxergo a terapia como uma oportunidade de autocuidado. Então, prepare-se. Antes de realizar a sessão, ligue o seu computador, veja se a internet está funcionando, busque um espaço tranquilo e privado. Desligue televisão, afaste-se de pessoas e fique no silêncio, mas com luz acesa.
Antes e depois de sessão, reserve um momento para refletir sobre seus pensamentos, sentimentos. Anote algumas partes das conversas. Não siga com a vida do automático, reserve um tempinho pra você. Tire o máximo de proveito deste tempo que você decidiu investir seu tempo.
Comprometa-se com você.
Lembre-se de que a terapia online oferece uma oportunidade única de buscar apoio terapêutico de forma conveniente e acessível, onde quer que você esteja. Ao se preparar adequadamente para suas sessões, você pode maximizar os benefícios da terapia e avançar em direção ao seu bem-estar emocional e mental.
Quais são as políticas de confidencialidade e privacidade na terapia online?
A confidencialidade é absoluta, somos comprometidas com as informações compartilhadas. Nada será compartilhado com terceiros, mas existem ressalvas: se um cliente apresentar um risco iminente de ferir a si mesmo ou a outras pessoas, o terapeuta pode ser obrigado a tomar medidas para garantir a segurança do cliente ou de outras pessoas envolvidas. E caso eu receba um pedido de ordem jurídica, eu serei obrigada a falar.
Sentiu-se curios@ por saber mais do meu trabalho? Veja o texto em vídeo:
MEU INSTAGRAM: https://www.instagram.com/psicologafernandarondon